Notícias e eventos

Bibliotecários da UFMG participam de workshop sobre ferramenta de análise da produção acadêmica

Nesta quinta-feira (2), a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) ofereceu treinamento para uso do Scival, ferramenta que permite a análise e maior visibilidade da produção e desempenho científicos.

Mais de noventa por cento da plateia presente no treinamento era formada por bibliotecários, tendo em vista o papel desses profissionais como protagonistas no assessoramento das atividades de pesquisa da UFMG e, portanto, importantes disseminadores do uso da Scival.

Criada pela Elsevier, a plataforma Scival oferece acesso rápido ao desempenho de mais de 13 mil instituições de pesquisa e cientistas associados de 230 países em todo o mundo.  Por meio de indicadores bibliométricos quantitativos e qualitativos, permite realizar análises da produção científica publicada em periódicos indexados na base Scopus. Possibilita, ainda, gerar relatórios – reportings – do cruzamento de dados de várias entidades analisáveis, como autores, instituições e países, em termos de colaboração e tendências e posição no ranking de produção científica.

No overview de 2015 a 2018, por exemplo, a UFMG está na 6ª posição, no ranking nacional, de instituição mais produtiva em termos científicos. Essa é apenas a primeira análise possível de ser feita com os dados apresentados nesse módulo, já que se faz necessário considerar todas as métricas disponibilizadas para uma análise mais completa. E assessorar os pesquisadores nessa tarefa de análise e utilização da Scival passará a fazer parte do dia a dia dos bibliotecários da UFMG, como forma de dar mais visibilidade e fornecer mais dados sobre a produção científica  da Universidade.

 

 

Joomla templates by a4joomla