CARTEIRA ÚNICA dá acesso a todas as bibliotecas e demais prédios da UFMG

Se você tem vínculo com a Universidade Federal de Minas Gerais, deve providenciar a carteira única da UFMG. Emitida pela Pró-reitoria de Administração, ela é o passaporte de acesso à Universidade Federal de Minas Gerais.

Caso seja aluno da graduação ou da educação profissional, sua carteira será entregue após o registro acadêmico. Mas se você for aluno da pós-graduação, servidor ou prestador de serviços, deverá solicitá-la na Central de Controle de Acesso, no 2º andar da Praça de Serviços do campus Pampulha. Depois disso, é só atualizar seu cadastro na biblioteca da sua unidade de origem.

E se você for estudante dos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Ciências Biológicas, da graduação do Instituto de Ciências Exatas, servidor ou prestador de serviços cuja unidade não tenha biblioteca, deverá fazer a validação da carteira única da UFMG na Biblioteca Central.

Quem pode solicitar a carteira única?

Estudantes: educação profissional, graduação, especialização e pós-graduação.
Alunos da educação básica e educação de jovens e adultos podem se cadastrar e utilizar os serviços das bibliotecas apresentando comprovante de matrícula e documento com foto.

Servidores: técnico-administrativos em educação e docentes do quadro ativo.

Prestadores de serviços: funcionários contratados por fundações ou empresas terceirizadas e menor aprendiz da Cruz Vermelha.
Outras categorias: residentes, pesquisadores, professores visitantes, servidores docentes e técnico-administrativos aposentados poderão usar as bibliotecas apresentando outros documentos que comprovem a vinculação.

OBS: por força do Decreto 5703/06, o servidor aposentado não pode portar a identificação funcional.

Documentos necessários para emissão da carteira única

ESTUDANTES:

Educação profissional e graduação - nenhuma ação é necessária.A carteira será entregue na sua unidade após o registro acadêmico.

Pós-graduação - RG + CPF + Comprovante de matrícula ou contracheque.

SERVIDORES E PRESTADORES DE SERVIÇO:

RG + CPF + Contracheque + Carta de apresentação assinada pelo diretor da empresa terceirizada (somente para prestadores de serviço)

MENOR APRENDIZ:

RG + CPF + Declaração emitida pelo DRH/PRORH

Local de solicitação
Central de Controle de Acesso – CCA/PRA
Praça de Serviços – 2º andar – Loja 26 – Campus Pampulha.

Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. // Contato: (31)3409-3263 / This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Perda ou extravio
Em caso de perda ou extravio, a solicitação da segunda via deverá ser feita pelo portal “minhaufmg” para as categorias de estudantes, servidores e contratados via fundações.
As demais categorias deverão solicitar a segunda via por meio do endereço eletrônico This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

A partir do ano que vem, os novos estudantes da UFMG já receberão a carteira única no ato da matrícula.
Fonte:  site da UFMG. Fonte:  site da UFMG. Veja a notícia completa em: https://www.ufmg.br/online/arquivos/039732.shtml