Biblioteca da Química organiza evento internacional para estudantes e pesquisadores da área

Em parceria com a American Chemical Society  (ACS), a Biblioteca do Departamento de Química da UFMG realiza, no dia 14 de maio, o evento ACS on Campus, que visa promover a publicação, a pesquisa e a comunicação científica por meio de dicas para pesquisadores da área de química e ciências correlatas.

O encontro acontecerá das 13h às 17h30, no Auditório B106 do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3). A programação contará com palestras científicas dos professores Teri Odom, editor executivo da ACS Photonics, e Osvaldo Oliveira, editor associado da ACS Applied Materials & Interfaces. Serão apresentadas dicas sobre publicação acadêmica, revisão por pares, comunicações eficazes, resumos gráficos, entre outros. Também haverá oportunidade para os estudantes trocarem contatos com pesquisadores da área.

Algumas das atividades serão em português e outras em inglês e não haverá tradução simultânea. Para participar, é necessário se inscrever no link do evento. Mais informações pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou pelo telefone (31)3409-5702.

Ao final do evento, os participantes poderão solicitar o cartão-postal “Sistema de Bibliotecas em Movimento” e um (1) adesivo a ser colado no verso desse cartão.  A cada dez (10) adesivos – adquiridos em participações nos eventos do Sistema de Bibliotecas da UFMG – o participante ganhará um brinde, que deverá ser retirado, conforme disponibilidade, na diretoria da Biblioteca Universitária, no segundo andar da Biblioteca Central.

Nome do evento: ACS on Campus

Data:14/05/2019

Horário:13h às 17h30
Local e data do evento: Auditório B106 - CAD 3

Programação:

13h-13h30 // Registration

13h30-13h50 // Opening Remarks & ACS Resources to Grow Your Future

13h50-14h10 // Scientific Lecture

14h10-14h55 // 10 Tips for Scholarly Publishing

14h55-15h40 // Peer Review

15h40-16h // Networking Break

16h-16h10 // Student Chapter Presentation

16h10-16h55 // Effective Communications

16h55-17h25 // Graphical Abstracts

17h25-17h30 // Closing Remarks

Bibliotecários da UFMG participam de workshop sobre ferramenta de análise da produção acadêmica

Nesta quinta-feira (2), a Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) ofereceu treinamento para uso do Scival, ferramenta que permite a análise e maior visibilidade da produção e desempenho científicos.

Mais de noventa por cento da plateia presente no treinamento era formada por bibliotecários, tendo em vista o papel desses profissionais como protagonistas no assessoramento das atividades de pesquisa da UFMG e, portanto, importantes disseminadores do uso da Scival.

Criada pela Elsevier, a plataforma Scival oferece acesso rápido ao desempenho de mais de 13 mil instituições de pesquisa e cientistas associados de 230 países em todo o mundo.  Por meio de indicadores bibliométricos quantitativos e qualitativos, permite realizar análises da produção científica publicada em periódicos indexados na base Scopus. Possibilita, ainda, gerar relatórios – reportings – do cruzamento de dados de várias entidades analisáveis, como autores, instituições e países, em termos de colaboração e tendências e posição no ranking de produção científica.

No overview de 2015 a 2018, por exemplo, a UFMG está na 6ª posição, no ranking nacional, de instituição mais produtiva em termos científicos. Essa é apenas a primeira análise possível de ser feita com os dados apresentados nesse módulo, já que se faz necessário considerar todas as métricas disponibilizadas para uma análise mais completa. E assessorar os pesquisadores nessa tarefa de análise e utilização da Scival passará a fazer parte do dia a dia dos bibliotecários da UFMG, como forma de dar mais visibilidade e fornecer mais dados sobre a produção científica  da Universidade.

Biblioteca da Escola de Arquitetura realiza seminário sobre propriedade intelectual

A Biblioteca da Escola de Arquitetura, em parceria com os cursos de Arquitetura e Design, promove, na próxima terça-feira (23), o segundo Seminário sobre Propriedade Intelectual.

A ser realizado das 19h às 21h30no auditório da Escola de Arquitetura, o seminário contará com palestras sobre apropriedade intelectual para patenteamento de produtos e processos, sobre empreendedorismo e o programa de aceleração de startups, além da apresentação da base de dados de patente  Derwent Innovations Index.

“O primeiro Seminário sobre Propriedade Intelectual foi realizado em 2012 e trouxe um assunto que, cada vez mais, tem se mostrado de muito interesse para todas as áreas do conhecimento. Aqui na Escola de Arquitetura, sobretudo estudantes do curso de Design desenvolvem muitos produtos e necessitam de informações para saber como patenteá-los, antes de colocá-los à venda no mercado, por isso decidimos manter os seminários sobre essa temática na Escola”, explica Márcia Diniz, bibliotecária e uma das organizadoras do evento.

O seminário é gratuito e faz parte da programação de atividades acadêmicas complementares. O estudante da UFMG deverá efetuar sua inscrição no link do evento.

Para receber certificado, além de fazer a inscrição,  o estudante deverá assinar a lista de presença no evento.

Aos participantes externos à UFMG, será permitida a participação como ouvinte, sem direito ao certificado.

Biblioteca Universitária disponibiliza base na área de saúde para teste

Está disponível para teste, de 17 de abril até o final do mês de maio, a Micromedex, base de conhecimento com informações de medicamentos, doenças, exames laboratoriais, toxicologia e medicina alternativa.

O acesso ao trial pode ser feito, durante esse período de teste, tanto dentro quanto fora da UFMG, pelo link da base

Clique aqui para conferir as dicas de uso da Micromedex