Notícias e eventos

Gestora do Sistema de Bibliotecas no final da década de 1990 é agraciada com a Medalha Etelvina Lima

Arquivo pessoal

Na última sexta-feira (22), foi realizada, no Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MG), a cerimônia de entrega da Medalha Etelvina Lima em Minas Gerais.   Entre os agraciados com a comenda,  estava Júlia Gonçalves da Silveira, bibliotecária formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1979 e doutora em Ciência da Informação pela mesma Universidade em 2006, onde trabalha atualmente como professora.

Júlia foi indicada para concorrer à Medalha devido à sua atuação como diretora do Sistema de Bibliotecas da UFMG de 1998 a 2001, época em que foi responsável, entre outros feitos, pela disponibilização do Portal de Periódicos da Capes na UFMG.

Criada em 2005 pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região (CRB-6), a Medalha Etelvina Lima tem por objetivo reconhecer o talento e a dedicação dos profissionais que se destacam na área de Biblioteconomia em Minas Gerais e no Espírito Santo. Voltada para bibliotecários registrados no Conselho, além de pessoas jurídicas, com atuação nas esferas pública e privada e, também, em movimentos sociais de notabilidade, a comenda visa valorizar o resultado do trabalho desses profissionais e instituições.

Saiba mais em http://blog.crb6.org.br/ e no Instagram CBR6.

Biblioteca Universitária realiza encontros na Coleção Livro de Artista

O primeiro encontro é nesta sexta-feira (22), às 13h, na Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG

 

A Biblioteca Universitária promove, neste ano, algumas atividades para celebrar os dez anos da Coleção Livro de Artista da UFMG. A primeira atividade é uma série de encontros com o professor Amir Brito, curador da Coleção. Nesta sexta-feira (22), às 13h, será realizado o primeiro encontro, na Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras, no quarto andar da Biblioteca Central.

Com duração de uma hora, cada encontro será dedicado a um livro do acervo, dando destaque para obras que ainda não foram expostas nas mostras realizadas pela Coleção. Entre os livros, alguns estão entre as primeiras obras recebidas em doação para formar o acervo, como o livro de Alex Flemming, “Sumaré”, que será apresentado nesta sexta-feira.

Os encontros são abertos a toda a comunidade universitária e também ao público externo, acontecem nas sextas-feiras, das 13h às 14h, e seguem o calendário abaixo. Mais informações pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.   ou pelo telefone (31) 3409-4615.

 

O livro “Sumaré”, de Alex Flemming, se destaca pelas medidas: 66 cm (altura) x 41 cm (largura)
Foto: Dalila Coelho / Biblioteca Universitária UFMG

 

Coleção Livro de Artista da UFMG

Iniciativa pioneira em universidades brasileiras, a Coleção Livro de Artista da UFMG é composta por doações de artistas do Brasil, Inglaterra, França, Dinamarca, entre outros. Com mais de 700 livros catalogados, o acervo contempla itens raros, como um dos treze únicos exemplares do livro “Sumaré”, do artista Alex Flemming, que se destaca pelas fotografias e pela grandeza. Além disso, no acervo pode ser apreciada a compilação completa da Revista Artéria, feita por Omar Khouri e Paulo Miranda, que soma dez edições inusitadas em seus 40 anos de existência.

 

Calendário Encontros na Coleção Livro de Artista

22/03 - Alex Flemming, Sumaré, 1998

05/04 - Wlademir Dias-Pino, Numéricos, 1986

19/04 - Regina Silveira, Executivas, 1977

03/05 - Sebastião Nunes, A Velhice do Poeta Marginal, 1982 

17/05 - Raimond Chaves & Gilda Mantilla, Dibujando América, 2009

31/5 - Lucia Loeb, Praia, 2011

07/06 - Felipe Ehrenberg, Codex Ehrenbergensis, 1990

14/06 - Fabio Morais, Fabio Catador, 2011

21/06 - Jan Voss, Detour, 1989

28/06 - Letícia Lampert, Conhecidos de vista, 2018

05/07 - Décio Pignatari, Exercício Findo, 1968

Esse calendário também está disponível no Facebook da Coleção de Artista

Sistema de Bibliotecas em Movimento

Os “Encontros na Coleção Livro de Artista” fazem parte do "Sistema de Bibliotecas em Movimento", uma série de atividades que serão promovidas pelas bibliotecas da UFMG este ano. No encontro, o participante poderá solicitar o cartão-postal de mesmo título e deverá levá-lo em todos os outros eventos do Sistema de Bibliotecas que participar. Também poderá solicitar, em cada encontro, um (1) adesivo a ser colado no verso do cartão-postal "Sistema de Bibliotecas em Movimento".

A cada dez (10) adesivos, o participante ganhará um brinde, que deverá ser retirado na diretoria da Biblioteca Universitária (BU), no segundo andar da Biblioteca Central. O brinde será escolhido pela diretoria da BU, conforme disponibilidade no dia da retirada. Todas as atividades do "Sistema de Bibliotecas em Movimento" serão divulgadas no site da BU, no Facebook e no Instagram Biblioteca UFMG

 

O bibliotecário no combate às fake news é destaque da quarta Semana do Bibliotecário da ECI

As recentes discussões sobre notícias falsas - fake news - têm reforçado a necessidade de se pensar o papel dos bibliotecários na formação de pessoas aptas a lidarem com a informação de maneira crítica e responsável.Pensando nisso, a quarta edição da Semana do Bibliotecário, realizada pela Biblioteca da Escola de Ciência da Informação da UFMG (ECI), terá como tema “Demanda informacional versus responsabilidade social com a informação: o bibliotecário no combate às fake news”.

O evento será realizado de 18 a 21 de março, na Escola de Ciência da Informação, e a abertura será no Auditório Sônia Viegas, na Faculdade de Letras. A programação contará com palestras, minicursos, treinamentos e apresentações nos turnos da manhã, tarde e noite (veja ao final da notícia).

Nas palestras, serão abordados temas como os critérios de confiabilidade informacional no ambiente digital e as implicações das fake news no estado democrático de direito. Já os minicursos apresentarão desde ferramentas para uso ético da informação e combate ao plágio, até instruções para indexação e preservação do acervo. Haverá também CineBiblio, com apresentação de trechos de filmes e documentários que abordam conceitos como fake news e pós verdade. A ideia é pensar, a partir dessa sessão de cinema, os caminhos para combater a desinformação, por meio de produtos e serviços de informação em bibliotecas.

As atividades são gratuitas e é possível se inscrever em cada uma delas separadamente por meio da plataforma do evento.  Serão emitidos certificados de participação. Mais informações pelo  e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. e pelo telefone (31)3409-6102.

Sistema de Bibliotecas em Movimento

A “IV Semana do Bibliotecário do ECI” fazparte do "Sistema de Bibliotecas em Movimento", uma série de atividades que serão promovidas pelas bibliotecas da UFMG este ano. No evento, o participante poderá solicitar o cartão-postal de mesmo título e deverá levá-lo em todos os outros eventos do Sistema de Bibliotecas que participar. Também poderá solicitar, pela participação na “IV Semana do Bibliotecário da ECI”, um (1) adesivo a ser colado no verso do cartão-postal "Sistema de Bibliotecas em Movimento".

A cada dez (10) adesivos, o participante ganhará um brinde, que deverá ser retirado na diretoria da Biblioteca Universitária (BU), no segundo andar da Biblioteca Central. O brinde será escolhido pela diretoria da BU, conforme disponibilidade no dia da retirada. Todas as atividades do "Sistema de Bibliotecas em Movimento" serão divulgadas no site da BU, no Facebook e no Instagram Biblioteca UFMG

PROGRAMAÇÃO IV SEMANA DO BIBLIOTECÁRIO - ECI

18/03/2019

8h / CineBiblio: pós verdade em cena
Lorena Tavares de Paula
Local: Sala 1000 ECI

14h / O protagonismo do leitor não especializado e dos espaços públicos na literatura
Cláudio Henrique Vieira
Local: Sala 1000 ECI

14h / Oficina: Preservação do Acervo
Professora Ana Panisset
Local: Laboratório de Preservação do Acervo (ECI)

19h / Abertura - O bibliotecário e as fake news: reflexões e estratégias de luta na era da mentira
Bibliotecário Cristian José Oliveira Santos Brayner
Local: Auditório Sônia Viegas (Faculdade de Letras)

19/03/2019

8h / Critérios de confiabilidade informacional: como identificar a desinformação no ambiente digital
Bibliotecário Leonardo Ripoll
Local: Sala 1000 ECI

14h / Minicurso: Uso ético da informação e o combate ao plágio: o quê o bibliotecário precisa saber?
Professora Ana Paula Meneses
Local: Sala 2 da Biblioteca da ECI

19h30 / Atuação enquanto bibliotecário em projetos de Machine Learning
Bibliotecária Adelízia Oliveira
Local: Sala 1000 ECI

20/03/2019

8h / Fake News e as implicações no Estado democrático de direito
Bibliotecário Antônio Afonso
Local: Sala 1000 ECI

14h / Agenda 2030: elaboração de atividades para bibliotecas
Bibliotecária Cleide Fernandes
Local: Sala 1000 ECI

14h / Indexando...
Bibliotecária Vilma Carvalho
Local: Sala 1000 ECI

21/03/2019

8h / Contribuições da Nova Biblioteconomia de Lankes para a atuação do bibliotecário
Doutoranda Emanuelle Geórgia Amaral Ferreira
Local: Sala 1000 ECI

14h / Palestra sobre o bibliotecário no mercado de trabalho
Bibliotecária Lívia Marangon
Local: Sala 1000 ECI

19h30 / Minicurso: A ordenação de documentos pelo número de chamada: construção e usos
Bibliotecária Camila Mariana Aparecida da Silva
Local: Sala 2 da Biblioteca da ECI

BU divulga resultado da seleção para o curso de princípios de descrição bibliográfica

Data: 22 a 26 de abril de 2019

Horário: 9h às 12h – 14h às 18h

Joomla templates by a4joomla